terça-feira, 23 de dezembro de 2008

"Visita de Estudo" - Filme «Ensaio sobre a Cegueira»

No dia 24/11/2008 fomos ao cinema ver o filme «Ensaio sobre a Cegueira». Depois do visionamento do mesmo, na aula seguinte, foi-nos pedido pelas formadoras para elaborarmos um texto sobre o filme, pegando numa frase do livro.
O texto foi realizado por Carla Reis, Ana Rita e Maria Afonso.

"Então para simplificar, aconteceu tudo ao mesmo tempo, a mulher do médico anunciou em altas vozes que estavam livres, o telhado da ala esquerda veio-se abaixo com medonho estrondo, esparrilhando labaredas por todos os lados, os cegos precipitaram-se para a cerca gritando, alguns não conseguiram, ficaram lá dentro, esmagados contra as paredes, outros foram pisados até se transformarem numa massa informe e sanguinolenta, o fogo que de repente alastrou fará de tudo isto cinzas. O portão está aberto de par em par, os loucos saem."

Este é o momento, em que as sete personagens principais, se viram livres da prisão a que estavam sujeitas no asilo.
Antes dessa liberdade, as alas estavam limitadas a níveis de comida, condições de higiene, expressão de ideias, e aterrorizados com os indivíduos da ala 3, que se declararam "reis", de todo aquele espaço pela força e violência.
Depois de tanta pressão, sofrimento e revolta, duas figuras femininas, decidiram por fim a essa situação, primeiramente, a mulher cuja a visão não foi afectada, matou o opressor máximo, sendo esta atitude que deu força e coragem para posteriormente a outra personagem, colocar fogo ao asilo. Este acto, vai mostrar-nos o elo de ligação entre o exterior - liberdade máxima e o interior - caus total, ou seja, fim da revolta e do asilo e inicio de um mundo totalmente diferente do que estavam à espera, "o portão está aberto de par em par, os loucos saem".
Quando chegarem à cidade, os loucos aperceberam-se da realidade caótica em que se encontravam, onde os instintos prevaleceram sobre valores morais, isto é, disputa pela pouca comida, agasalhos e locais seguros; a morte de algumas, que devido à cegueira não se apercebiam de alguns obstáculos, e até os cães se viam obrigados a comer cadáveres humanos, provocando um choque inicial, que lhes mostrou a razão da falta de recursos dentro do asilo.
O primeiro cego recupera progressivamente a visão, constituindo esperança para todos os outros. A cegueira branca, representou metafisicamente a realidade a que todos os dias tentamos fugir, sendo esta cegueira, uma cegueira da mente, que lhes permitiu ser cegos que vêem, cegos que vendo, sabem ver.
Ponto de Vista:
Para mim este trabalho enquadra nas duas áreas, tanto em CLC como em STC, pois tanto o filme como na execução do trabalho, estavam presentes as duas formadoras. Foi um trabalho muito engraçado de se fazer, pois como era em grupo, e como cada um de nós escreve e pensa nas coisas de maneira diferente, conciliar todo o que cada uma de nós dizia não foi fácil. Acho que o trabalho ficou bom, e para mim o que mais me ajudou, foi a ouvir e a respeitar as ideias dos outros (trabalhar bem em grupo).
Trabalho Realizado dia 3/12/2008

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Nascimento do meu Pra

Este Blog foi criado com o objectivo de ser um PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagem, que irá conter todos os trabalhos executados, assim como, reflexões sobre as diferentes áreas de formação, ao longo deste curso (Técnica de Contabilidade), que servirá como trabalho final sendo avaliado pelos os formadores Citeforma.
Com isto, espero conseguir cumprir todos os objectivos deste curso!